Banner - Um novo momento para quem acredita na força da cooperacão Banner - Um novo momento para quem acredita na força da cooperacão

ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO COOPERATIVISMO

Você sabia que o cooperativismo possui entidades que buscam defender e fortalecer o movimento?


Você sabia?

No momento #horacoop do mês de outubro, o assunto é as entidades representativas do cooperativismo. Você sabe quais são? Não? Então, vamos lá!

Cada estado brasileiro possui uma unidade estadual. Santa Catarina, por exemplo, é representada pela OCESC. As organizações estaduais ficam localizadas nas capitais de cada estado.

O Sistema OCB é a entidade representativa brasileira, composto por três entidades completamente entre si. São elas: a Confederação Nacional das Cooperativas (CNcoop), que defende o cooperativismo e os interesses da categoria; a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que representa as cooperativas junto aos três-poderes do governo; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o braço social do cooperativismo.

Já o continente americano possui uma entidade, intitulada como ACI Américas, com sede na Costa Rita. O objetivo é defender o modelo no cenário econômico, social e comercial das Américas.

No mundo, o cooperativismo possui a organização internacional não governamental mais antiga do planeta, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A entidade possui sede em Bruxelas, na Bélgica.

Viu só?! O cooperativismo está presente em todo o Brasil e no mundo!

Aurora Alimentos
FALE CONOSCO
Imagine como você pode cooperar por um
mundo melhor e parta para a ação.
Envie um e-mail para acreditenocooperativismo@gmail.com e mostre o seu jeito de cooperar. Utilize esse endereço também para dúvidas ou sugestões.